A DEAC está com as inscrições abertas para a composição da programação cultural de carnaval. Quem quiser oferecer oficinas para a comunidade universitária tem até o dia 07 de fevereiro de 2023 para se inscrever.

Estão abertas as inscrições para a Chamada Pública que vai selecionar 03 (três) colaboradores para ministrarem oficinas abertas de carnaval entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Os colaboradores voluntários podem ser membros da comunidade interna ou externa e vão receber ajuda de custo com alimentação e transporte, assim como parte do material utilizado. Além disso, o facilitador receberá certificação comprovando seu trabalho em favor da comunidade.

As oficinas serão ministradas ao lado do Centro de Vivência, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, durante o intervalo de almoço, das 12h às 14h, tendo cada ministrante flexibilidade para definir a quantidade de tempo de sua atividade.

Sugere-se como propostas, as seguintes abordagens temáticas:

- Máscaras;
- Acessórios e Adereços;
- Instrumentos de sucatas;
- Pintura Facial.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível aqui até as 23h59 do dia 07 de fevereiro.

Acesse aqui a Chamada Pública completa.

E, ainda, dentro da programação cultural de carnaval, serão projetados dois filmes sobre a temática no Anfiteatro 10 do prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), sempre às 12h:

- Dia 7 de fevereiro de 2023, terça-feira

Samba de Santo – Resistência Afro-Baiana. Direção: Betão Aguiar. Brasil, 2021, documentário.

Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Bankoma, blocos de Carnaval nascidos em terreiros de candomblé na Bahia, são o centro do doc, que explora a cultura negra, suas danças e ancestralidade.

- Dia 8 de fevereiro de 2023, quarta-feira

Quando o Carnaval Chegar. Direção: Cacá Diegues. Brasil, 1972, drama, musical.

Um grupo de cantores é contratado para se apresentar para um rei que chegará à cidade no Carnaval. Mas algumas discussões e romances entre eles impedem que o espetáculo aconteça.

Venha se preparar pro carnaval com a gente!