Edição online, dias 23, 24 e 25 de setembro de 2020, das 17h às 19h30

Arte: Amanda Lima DEAC/DAC/UnB

Por Equipe Tubo de Ensaios

A Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias, em parceria com a Diretoria da Diversidade, do Decanato de Assuntos Comunitários, da Universidade de Brasília (UnB), irá realizar uma edição online do projeto Tubo de Ensaios, com a temática Transcendental, visando integrar a programação da vigésima Semana Universitária da UnB – 20 anos de conexões.

Em 2020, por ser em caráter virtual, não terá mostra de performances, como de costume, mas adquirirá o formato de encontro de ex-participantes do projeto. Serão três dias de atividades: 23, 24 e 25 de setembro de 2020, com previsão de ocorrerem das 17h às 19h30min, com falas, depoimentos e ações artísticas.

O encontro no formato online tem como objetivo geral resgatar a memória do projeto experimental de performances Tubo de Ensaios, trazendo à tona a importância de se preservar a memória institucional. Além desse resgate o encontro trará discussões sobre o papel da arte nesse período de pandemia: a arte como mediadora nas relações interpessoais e como forma de transcender o isolamento social pelo qual estamos passando, trazendo também trabalhos artísticos que remetam à problemática atual. O tema transcendental relaciona-se ainda ao fato de algumas performances apresentadas em outras edições serem agora reinterpretadas para a forma virtual, transcendendo tempo, espaço e técnica.

O intuito desta edição é mapear e constituir uma rede de participantes do projeto ao longo dos seus 20 anos, para que possamos realizar posteriormente um encontro reflexivo, prático e de contato físico, quando tivermos segurança de convívio coletivo, visto que no atual momento estamos em estado de isolamento social e prezamos pela segurança de todas/os as/os envolvidas/os.

O Tubo de Ensaios vem fortalecendo a área de Artes Cênicas da UnB e incentivando a formação de artistas, público e experimentadores na arte da performance. Ele serve como mais um espaço transdisciplinar para a experimentação de atividades cênicas, mescladas a outras linguagens artísticas, tendo como principal linguagem norteadora a da performance.

Com edições anuais desde 1999, potencializou vários artistas e grupos da UnB e de Brasília, muitos dos quais se destacam profissionalmente como fomentadores do pensar e fazer artístico no cenário brasiliense, nacional e internacional. Além disso, proporciona à comunidade universitária, independente da área de formação, um contato com a linguagem e com a prática artística.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o que vai acontecer na edição Tubo de Ensaios Transcendental.

Serviço:

O que é: Tubo de Ensaios Transcendental

Quando: 23, 24 e 25 de setembro de 2020, das 17h às 19h30min.

Onde: transmissão pelo canal da Extensão no Youtube. Acesse: <https://www.youtube.com/c/ExtensãoUnB>