A primeira edição de 2019 do Campus Sonoro terá como atração Zé do Pife e banda

Por Yago Sales

O projeto Campus Sonoro traz como atração Francisco Gonçalo da Silva, mais conhecido como Zé do Pife, para a primeira apresentação musical deste ano, que acontecerá no dia 14/05, com um cortejo saindo do Restaurante Universitário (RU), às 12h30min, em direção ao Anfiteatro 09, no Campus Darcy Ribeiro.

Em Brasília há mais de 20 anos, seu Zé vive de vender, ensinar e divulgar a cultura do pífano e da música nordestina, da qual demonstra ter singular entusiasmo, admiração e respeito.

O Zé do Pife é considerado um dos maiores mestres nordestinos da cultura no Distrito Federal. Ele conta que na sua cidade natal, São José do Egito, em Pernambuco, conheceu as bandas de pife, ou bandas de zabumba, foi lá que fabricou seu primeiro pife, aos 13 anos, com um talo de jerimum. A partir daí, aprendeu a tocar música sozinho e não parou mais. Morou em diversos estados, entre eles: Bahia, São Paulo, Pernambuco, mas foi no DF que encontrou paz, é o lugar onde se sente bem e feliz, “Brasília é a minha mãe, me acolheu”, comenta.

Na foto, Mestre Zé do Pife alunos da oficina. Créditos: Davi Carvalho

O mestre da cultura popular foi responsável pela formação de bandas brasilienses como As Juvelinas, Duo Alvenaria e As Fulô do Cerrado, a partir das oficinas ministradas na Universidade de Brasília. Atualmente Seu Zé mantém as oficinas na UnB, diariamente, no horário do almoço, na entrada do ICC Norte, no Campus Darcy Ribeiro. Nas aulas, é ensinada a introdução ao pífano, por meio de músicas tradicionais da cultura nordestina, como por exemplo “Asa Branca” e “Mulher Rendeira”. Os alunos aprendem também a tocar triângulo, zabumba e pandeiro; e  conforme avançam na técnicas são apresentados ao repertório “celerado”, que exige destreza do “bater com os dedos” e da técnica de sopro.

Para quem se interessa em participar da oficina do Zé do Pife, as inscrições são feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira, na entrada do ICC Norte, no horário do almoço.

Serviço: Campus Sonoro

Data: 14/05/2019

Horário: 12h30min.

Local: Cortejo saindo 12h da frente do RU, em direção ao Anfiteatro 09, na Campus Darcy Ribeiro, UnB.

Valor: GRATUITO