Promovida há muito tempo no anfiteatro 10, em 2019, o projeto conta com a parceria da professora de psicologia Inês Gandolfo e exibirá filmes que falam sobre saúde mental

Por Camila Louise

 

Filme de Roberto Berliner estreia programação de maioNeste mês, em consideração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05), a CINEMATECA vai trazer filmes que denunciam as violências promovidas por muito tempo pelas instituições de tratamento psiquiátrico no Brasil, além de falar da importância do olhar humanizado no cuidado às pessoas com transtornos psíquicos.

 

 O filme estrelado por Glória Pires e dirigido por Roberto Berliner - “Nise da Silveira: o coração da loucura” – inaugurará o projeto no dia 08 de maio. No dia 15, o curta-metragem “Doença entre parênteses” será seguido por uma roda de conversa mediada pela professora do Instituto de Psicologia, Inês Gandolfo, e pela doutoranda em Psicologia Clínica, Carolina Alcântara.

 

No dia 22 de maio, a adaptação do livro da jornalista Daniela Arbex “Holocausto Brasileiro” retrata o genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais.

 

E para finalizar a curadoria deste mês, o documentário de Fernanda Vareille inspirado pelo livro homônimo do psiquiatra Marcelo Veras, “A Loucura entre nós”, convida o telespectador a refletir sobre os limites da sanidade e da importância de se reconhecer a essência humana daqueles que sofrem de transtornos mentais.

 

SERVIÇO:

O que é: mostra de filmes pela humanização das instituições de tratamento psiquiátrico
Onde: anfiteatro 10, ICC Sul
Quando: às quartas, 12h
Programe-se:
08/05 – “Nise da Silveira: o coração da loucura” (1h48) , Roberto Berliner
15/05 – “Doença entre parênteses” (16min), Moscardini, Dominicci, Trovó e Macdonogh
                Seguida de roda de conversa com a prof.ª Inês Gandolfo e Carolina Alcântara
22/05 – “Holocausto Brasileiro” (1h31), HBO
29/05 – “A Loucura entre nós” (1h16), Fernanda Vareille