O encontro entre as representações estudantis e a administração  superior da UnB ocorreu na última quarta-feira, em que o debate principal foi a organização de uma agenda de pautas a serem discutidas ao longo do ano.

Escrito por Yago Sales

Na foto, representantes estudantis. Créditos: Evelyn Dias

Em busca de viabilizar uma gestão participativa na Universidade de Brasília, o Fórum Estudantil permanente é mais um mecanismo que aproxima a comunidade estudantil da administração superior da UnB. Pensando nisso, na última quarta-feira (13), ocorreu o primeiro encontro do ano entre os segmentos da Universidade.

Estiveram presentes na data representantes do Diretório de Estudantes Honestino Guimarães (DCE), dos Centros Acadêmicos (CAs) e das Atléticas de diversos cursos. Representando a administração superior da Universidade estavam o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques da Silva, a assessora de assuntos estratégicos da Reitoria, Mônica Nogueira, o decano do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), Ileno Izídio da Costa, e a diretora da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (DOCCA), Brenda Oliveira Kelly.

Entre as pautas da reunião, estava a apresentação do novo decano do DAC, Ileno Izídio, à comunidade estudantil. Ileno é professor do Instituto de Psicologia (IP) e assumiu o decanato recentemente a convite da reitoria.

Ainda entre as pautas, destacou-se a proposta de criação de grupos de trabalhos temáticos, em que a ideia consiste na criação de pequenos grupos, a fim de debater um assunto específico que, posteriormente, será levado ao fórum, durante todo o ano, as propostas, soluções e discussões consideradas pertinentes pelo grupo. As temáticas de grupos de trabalho criadas foram: saúde mental, ações de defesa da universidade pública, acessibilidade, subsistência dos centros acadêmicos e segurança nos campi.

A próxima convocação para o encontro será enviada por e-mail, pela DOCCA, às entidades estudantis. Verifique com a sua entidade representativa se ela tem comparecido às reuniões do fórum estudantil.

Na foto, da esquerda para a direita: Ileno Izídio, Decano de Assuntos Comunitários; Mônica Nogueira, assessora da reitoria; Paulo César, chefe de gabinete da reitoria e Brenda Oliveira, Diretora da DOCCA.

Créditos: Evelyn Dias