Calouros se entusiasmam com recepção cultural. Ao som de bandas locais e com tour pelo campus, novos estudantes fazem registro acadêmico

Emoção, ansiedade e aquele friozinho na barriga. Para suavizar essas sensações, que tal dar uma volta e ouvir um pouco de música? Essas são apostas para facilitar a ambientação de estudantes que fazem registro acadêmico esta semana na Universidade de Brasília. A programação de boas-vindas inclui apresentações de grupos que participaram da edição 2017 do Festival Universitário de Música Candanga (Finca) e tour guiado no campus Darcy Ribeiro.

Texto: Hugo Costa (DEL/DAC)

Fotos: Júlio Minasi (DEL/DAC)

"Achei da hora chegar aqui com essa música e esse ambiente", afirma o calouro de Educação Física Thiago Henrique Costa. Acompanhada pela mãe, Maria Costa, ele se registrou na manhã desta segunda-feira (5) ao som do grupo Forró Suçuarana. "Acho que esse acolhimento é muito importante para ele", diz Maria, orgulhosa de ter o primeiro de seus três filhos na UnB. Veja abaixo a programação musical durante o registro acadêmico.

Thiago Costa e mãe

Forró Suçuarana

Letícia Alves também aprovou a "quebra de gelo" em sua chegada à Universidade. "Gostei bastante dessa recepção. É bem diferente do que eu imaginava", diz ela, que começa a estudar Ciências Sociais neste semestre. "A vinda aqui e essa recepção me deixam mais tranquila quanto à vida dela na Universidade", garante Ivanilda Alves, mãe da caloura.

Letícia Alves e mãe

Aprovada em Biblioteconomia, Yasmin Araújo já conhece bem a UnB. "Praticamente cresci aqui", brinca ela, que apresentou a documentação acompanhada do avô, Antônio Alves, mais conhecido por Dezinho, técnico aposentado com 40 anos de trabalhos prestados na Universidade. "É uma emoção muito grande. E o pessoal que está trabalhando na recepção é muito animado", conta. O vovô se diz "feliz demais" com a continuidade da história da família na instituição.

Yasmin Araújo e avô

TOUR NO CAMPUS – A oportunidade de conhecer melhor a história e as instalações da UnB também contribuem para o acolhimento dos novos alunos. Um tour com saídas (ver horários abaixo) da Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC) apresenta os prédios da Universidade e explica o desenvolvimento da Universidade. A visita é guiada por estudantes-tutores, capacitados em parceria pela Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/UnB) e pelo Serviço de Orientação ao Universitário (SOU/Daia/DEG).

"Dividimos o tour em quatro partes. Passamos pela história da fundação, o início e o fim da ditadura e a expansão por meio do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais)", explica a diretora em exercício da Docca, Priscila Calgaro.

"A gente tem percebido a importância de apresentar a Universidade e explicar um pouco de como ela funciona. Isso facilita muito a vida de quem está chegando", conta.

VOLUNTARIADO – Priscila destaca o apoio dos 90 tutores que têm participado de todas as atividades de boas-vindas. "Eles são muito comprometidos. Querem muitas vezes oferecer o que não tiveram", avalia ela, que relata o envolvimento desses voluntários na confecção de cartazes e outras peças gráficas com palavras de apoio aos calouros.

"Nossa maior contribuição é apoiar os meninos. Os protagonistas são eles", afirma Camila Louise Carvalho, coordenadora de Arte e Cultura da Docca. Ela ressalta que os tutores recebem créditos de extensão e "estão sempre dispostos a trocar experiências com quem está ingressando".

Voluntário desde o primeiro semestre de 2016, o estudante de Psicologia Adriano Coatio demonstra satisfação em poder ajudar. "Há uma contribuição para a questão do pertencimento, em especial para os que vêm de escola pública e pensam que a UnB é uma realidade distante", diz. "Os calouros agradecem muito", conta. Ele sugere aperfeiçoamentos para as próximas edições. "Faz falta atividades circenses, como houve no passado, e local para tirar cópia mais próximo aqui do ICC Sul".

Aluno de Veterinária, o voluntário Bryan Amorim diz ter tido "um retorno muito legal" dos calouros. "Apesar de algumas filas, as pessoas têm aprovado essas ideias que ajudam a promover uma Universidade mais humana".

Apresentações musicais

10H - Forró Suçuarana