DEA passa por mudança estrutural e cria duas novas diretorias: DOCCA e DEL.

A Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), acaba de passar por uma mudança estrutural: agora, são duas novas diretorias. A configuração atual, em que a DEA deixa de existir, tem o fim de atender de forma mais criteriosa e ampliada cada uma das seguintes áreas: Organizações Comunitárias, Cultura e Arte de um lado (DOCCA); e Esporte e Lazer de outro (DEL). “Não se trata de um encerramento das relações, mas uma oportunidade de ampliar os horizontes das duas diretorias. As perspectivas de parcerias restam as mesmas, uma vez que continuamos partilhando de valores semelhantes, como o da formação cidadã dos nossos estudantes”, explica Priscila Santos Calgaro, diretora em exercício da DOCCA.

Para o professor da Faculdade de Educação Física e diretor da Diretoria de Esporte e Lazer, Alexandre Rezende, a iniciativa busca otimizar as atribuições de cada setor. “O crescimento da comunidade universitária requer uma adequação da infraestrutura da UnB para atender às demandas e proporcionar qualidade de vida para todos, o que necessariamente envolve o acesso ao esporte e a arte.”

A antiga DEA foi criada em 1994 para planejar, coordenar, divulgar, acompanhar e avaliar programas e projetos comunitários com vista à execução de uma política artístico-cultural e esportiva na UnB. A DOCCA (inserir aqui o link: http://www.docca.dac.unb.br/) (Diretoria de Organizações Comunitárias, Arte e Cultura) e a DEL (inserir aqui o link: http://www.esporte.unb.br/ )(Diretoria de Esporte e Lazer) vão continuar dividindo o mesmo espaço físico: ICC Sul, ao lado da Caixa Econômica Federal.

A DOCCA, além de desenvolver programas de promoção da arte e de apoio aos Centros Acadêmicos e ao Diretório Central dos Estudantes, também administra alguns espaços culturais: Anfiteatro 09, Anfiteatro 10, Núcleo de Dança/Vivência, Núcleo Sonoro e Núcleo de Acervo Artístico.

Já a DEL coordena e promove os projetos esportivos e de lazer, além de gerir a quadra esportiva José Maurício Honório Filho.

Confira abaixo os projetos das duas diretorias: