Banner Arte e Cultura

Tubo de Ensaios

 

O Projeto Tubo de Ensaios tem como objetivos fortalecer a área de Artes Cênicas da Universidade de Brasília – UnB e incentivar a formação de artistas, público e experimentadores na arte da performance. O projeto serve como mais um espaço transdisciplinar para experimentação de atividades cênicas, mescladas a outras linguagens artísticas, tendo como principal linguagem norteadora a da performance.

 

O Tubo é formado por duas etapas: a formativa, constituída por oficinas oferecidas por artistas e professores de Brasília e de fora; e a mostra performática, em que são apresentados projetos dos participantes das oficinas, selecionados pela curadoria da edição.

 

Com edições anuais desde 1999, potencializou vários artistas e grupos da UnB e de Brasília, muitos dos quais se destacam profissionalmente como fomentadores do pensar e fazer artístico no cenário brasiliense. Além disso, proporciona à comunidade universitária, independente da área de formação, um contato com a linguagem e com a prática artística.

 

A Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias, em parceria com a Diretoria da Diversidade, do Decanato de Assuntos Comunitários, da Universidade de Brasília, realizou, no ano de 2020, uma edição online do projeto Tubo de Ensaios, com a temática Transcendental, integrando a programação da vigésima Semana Universitária da UnB – 20 anos de conexões.

 

Por ser em caráter virtual, não houve a mostra de performances, como de costume, mas a edição adquiriu o formato de encontro de ex-participantes do projeto. Foram três dias de atividades: 23, 24 e 25 de setembro, sempre das 17h às 19h30min, ao vivo pelo Canal You Tube de Extensão da UnB, com falas, depoimentos e ações artísticas.

 

O encontro no formato online teve como objetivo geral resgatar a memória do projeto experimental de performances Tubo de Ensaios, trazendo à tona a importância de se preservar a memória institucional. Além desse resgate o encontro trouxe discussões sobre o papel da arte nesse período de pandemia: a arte como mediadora nas relações interpessoais e como forma de transcender o isolamento social pelo qual estamos passando, trazendo também trabalhos artísticos que remetam à problemática atual. O tema transcendental relacionou-se ainda ao fato de algumas performances apresentadas em outras edições serem agora reinterpretadas para a forma virtual, transcendendo tempo, espaço e técnica.

 

O intuito desta edição foi mapear e constituir uma rede de participantes do projeto ao longo dos seus 20 anos, para que possamos realizar posteriormente um encontro reflexivo, prático e de contato físico, quando tivermos segurança de convívio coletivo, visto que no atual momento estamos em estado de isolamento social e prezamos pela segurança de todas/os as/os envolvidas/os.

 

As atividades da edição online de 2020 foram gravadas e podem ser acessadas pelos seguintes links:

Dia 23 de setembro de 2020

<https://www.youtube.com/watch?v=cRLffnbykxc>

Dia 24 de setembro de 2020

<https://www.youtube.com/watch?v=B_j6rgPA7YA>

Dia 25 de setembro de 2020

<https://www.youtube.com/watch?v=-hVIHvPLyoc>

 

Outras informações do projeto podem ser encontradas no blog do Tubo de Ensaios:

<http://tubodeensaiosunb.blogspot.com/>