Coral da UnB
O Coral da Universidade de Brasília nasceu em maio de 1981. No desenvolvimento de seu trabalho, funcionou como embrião para a criação da Serenata de Natal, tradicional na cidade, dentre outros projetos. Em 30 anos de atividades, recebeu inúmeras premiações em concursos nacionais e internacionais. Teve como regentes importantes maestros brasileiros, como David Junker, Nélson Mathias, Emílio de César, Jocelei Bohrer, Glicínia Mendes e Marconi Araújo.
Atualmente, este coral, com cerca de 35 (trinta e cinco) integrantes das mais variadas idades e profissões, reúne-se sob a regência do maestro Éder Camúzis, com um único objetivo: difundir o canto coral em Brasília, no Brasil e no exterior. Em outubro de 2014, o Coral recebeu moção de louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal após ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.
Contato: www.coraldaunb.org.br / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Regência: Maestro Éder Camúzis / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ensaios: Quartas-feiras, das 19h30min às 22h30min, Núcleo Sonoro, Sala BT-240, Instituto Central de Ciências - ICC Sul, ao lado do Anfiteatro 10, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte.
O Coral da UnB completará 40 anos em maio de 2021 e um grupo de ex-coralistas, que fez parte dos 10 primeiros anos do coro, resolveu contar a história desta década inicial: Ana Morelli, Cassiano Barbosa e Daphne Machado.
Serão lançados um livro e um texto digital narrando a trajetória do Coro. O livro foi produzido com recursos próprios dos autores. O lançamento está previsto para o dia 18/05/2021, a partir das 18h, no Café Ernesto da quadra 108 da Asa Norte.
Veja aqui um resumo do livro.
Coro Sinfônico Comunitário
Com uma didática especialmente desenvolvida para o público leigo, sem nenhum conhecimento musical, o Coro Sinfônico capacita pessoas da comunidade para cantar obras para coro e orquestra de compositores como Beethoven, Mozart, Bach, Rossini, Händel, dentre outros.
Assim, a cada ano, o Coro Sinfônico apresenta 02 (dois) concertos acompanhados, a partir do ano de 2013, da Orquestra Sinfônica da UnB, unindo mais de duzentas vozes numa celebração à música erudita. O Coro Sinfônico tem transmitido a seus integrantes as noções de teoria musical, técnica vocal, conhecimento das obras e de seus compositores, além de formar plateias para outras realizações culturais.
Em 2015, realizou-se o Concerto de Gala e o Concerto de Inverno, com 02 (duas) apresentações cada e mais 02 (duas) apresentações no Auditório de Música do Colégio Militar de Brasília.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Regência: Maestro David Junker
Ensaios: Quintas-feiras, das 18h às 22h, Anfiteatro 9, Instituto Central de Ciências - ICC Sul, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Coral dos Cinquentões
O Coral dos Cinquentões da UnB, formado em 1999, foi vinculado ao projeto de Ação Continuada do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade - NEPTI, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB - CEAM.
O Coral é formado por vozes mistas, na faixa etária a partir de 50 anos. Seu regente, Sérgio Kolodziey (in memoriam), possuía vasta experiência na criação de corais da terceira idade. O coralista é conduzido a ter um olhar diferenciado para a arte do canto coral, tendo a oportunidade de participar de técnicas que trabalham a saúde por meio de jogos musicais. O repertório eclético permeia folclore, popular, sacro e erudito.
O Coral presta seus serviços artísticos culturais à comunidade do Distrito Federal, bem como realiza suas apresentações em outras
regiões do Brasil. Em 2015, realizou 23 (vinte e três) apresentações em festivais de corais internacionais e nacionais, em solenidades governamentais, escolas, asilos, creches, hospitais, bancos, embaixadas e televisão e conta com 35 (trinta e cinco) integrantes.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / 61 9 9803.8713
Regência: Maestrina Cláudia Rocha Marques
Ensaios: Quintas-feiras, das 14h30min às 16h, Núcleo Sonoro, Sala BT-240, ICC Sul, ao lado do Anfiteatro 10, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Coro Italiano
A UnB conta com mais uma grande iniciativa de caráter musical e, sobretudo, cultural: o Coro Italiano da UnB. Criado em 2005 e reestruturado no ano de 2009, atualmente está sob a regência de Felipe Ayala e do estudante corepetidor Rafael Ribeiro. Possui 48 (quarenta e oito) integrantes.
Para fazer parte do coral não é necessário saber italiano. O interesse maior do Coro é proporcionar contato com a cultura da Itália por meio do canto coral, promovendo a interface com a comunidade brasiliense.
Em 2015, o Coral aprovou seu primeiro projeto pela Lei Rouanet com o apoio da DEAC – Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias, e realizou 10 (dez) apresentações.
Contato: Maria Concetta Zuppa (direção): 61 9 9809.5536
Regente: Maestro Felipe Ayala: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ensaios: Terças-feiras, das 19h às 21h, Núcleo Sonoro, Sala BT-240, ICC Sul, ao lado do Anfiteatro 10, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Camerata de Música Antiga da UnB
Este movimento originou-se da Camerata Ataíde, criada em 2010 em homenagem ao mestre colonial mineiro Manoel da Costa Ataíde, por iniciativa da Maestrina Adilude Valadão, com o objetivo de pesquisar e estudar a música antiga, em especial a colonial brasileira, inicialmente formada por estudantes de Música, estagiários na Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias – DEAC, e convidados.
Em 2011, a Camerata Ataíde passou a ser formada por alunos do Departamento de Música da UnB e interessados na música antiga. Seu repertório é formado por música da capela renascentista, barroca e colonial brasileira. A partir dessa data, realizou suas primeiras apresentações sob a regência do Prof. Adeilton Bairral, no mosteiro de São Bento e na série Música na Reitoria, tornando-se também um projeto de extensão. Em 2013, passou a denominar-se Camerata de Música Antiga da UnB, sendo composta agora, por dois núcleos: um Vocal, o qual já existia, e um Instrumental.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Regente: Maestro Adeilton Bairral
Ensaios: Segundas-feiras. Primeiro semestre: Núcleo Sonoro – das 19h às 21h30min; Segundo semestre: Anfiteatro 9 – das 18h às 21h30min. Núcleo Sonoro: Sala BT-240, ICC Sul, ao lado do Anfiteatro 10. Anfiteatro 9: Instituto Central de Ciências – ICC Sul, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Coral dos Servidores da UnB
Em 1972, Izaltina dos Santos veio para Brasília convidada pelo Professor Orlando Leite do Departamento de Música, que lhe transmitiu os primeiros ensinamentos musicais. Em 1980, a até então servente Izaltina, foi promovida a técnica em música e passou a reger o Coral dos Servidores da UnB, nomeada pela Vice-Reitoria. Em 1985, o Coral foi oficializado pelo Reitor e Izaltina foi nomeada Maestrina, até sua aposentadoria, em 1987. Em 2002, a Maestrina e cantora Izaltina lançou um álbum com Seu Teodoro, resultado do Prêmio Renato Russo conquistado no ano 2000, que reuniu 15 (quinze) canções. Em 2006, Izaltina faleceu.
Em novembro de 2004, o Coral dos Servidores da UnB - ASFUB reiniciou suas atividades. Atualmente, com 28 (vinte e oito) componentes, dentre eles, professores, estudantes da UnB e comunidade externa, participou de 16 (dezesseis) apresentações, dentre elas o Encontro de Corais da UnB e o Encontro de Coros no SESC 913 Sul, sob a regência do Maestro Renato Pedro. Propagando o nome da UnB, o Coral dos Servidores tem sido um veículo difusor da música coral por todo o território nacional. Em 2015 realizou 09 (nove) apresentações.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Regente: Maestro Renato Pedro
Ensaios: das 12h30min às 13h45min, Núcleo Sonoro, Sala BT-240, ICC Sul, ao lado do Anfiteatro 10, Campus Universitário Darcy Ribeiro.
Serenata de Natal
Em Brasília, quando chega dezembro, um grupo de voluntários visita quadras, hospitais, creches e asilos, levando música e alegria às pessoas. Estudantes da Universidade de Brasília e gente das mais variadas profissões e idades se unem e reservam cerca de 03 (três) horas semanais, a partir do final de agosto, para ensaios.
Eles formam a Serenata de Natal da UnB que, criada em 1981, já é considerada uma das tradições culturais da jovem capital da república. O grupo começou com aproximadamente 20 (vinte) pessoas, cujo objetivo inicial era o de alegrar o Natal dos amigos que, por um motivo ou outro, não podiam viajar para passar o final de ano com seus parentes em outros estados. Com o tempo, o pequeno coro foi ganhando mais adeptos, apoio da Universidade, patrocinadores e uma causa social. A média anual de participantes é de 200 (duzentas) pessoas, em sua grande maioria leiga em música.
Além de encantar o público nos lugares onde se apresenta, a Serenata alavanca seu trabalho social recebendo doações de alimentos não perecíveis e outros materiais. Os próprios voluntários do coral doam parte do que é arrecadado, mas a maior parcela dos donativos a Serenata recebe da comunidade. Em 2015 realizou 45 (quarenta e cinco) apresentações.
Contatos: www.serenatadenatal.org / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Direção: Alcione Lucena
Ensaios: Somente no segundo semestre do ano.
Sábados, das 15h às 17h, Anfiteatro 10; Núcleo Sonoro, Sala BT-240 (ao lado do Anfiteatro 10), ICC Sul, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Segundas-feiras, das 19h15h às 21h, Anfiteatro 10; Núcleo Sonoro, Sala BT-240 (ao lado do Anfiteatro 10), ICC Sul, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte.
Segundas-feiras: das 12h15min às 13h15min, Sala Samambaia, Campus Universitário Darcy Ribeiro.
Quartas-feiras: das 12h15min às 13h15min, Sala Samambaia Campus Universitário Darcy Ribeiro.
Encontro de Corais da UnB
Iniciado em 2009, criado e coordenado pela Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias – DEAC, o Encontro de Corais da UnB surgiu como uma proposta de confraternização entre todos os coros da Universidade de Brasília, ou que tenham parceria com a mesma, assim como coros convidados, numa apresentação anual.