O evento traz música, poesia e depoimentos de servidores.

Por Max Müller

O Pontos e Encontros iniciou-se a partir da ideia de se fazerem oficinas artísticas e culturais mensais que culminariam com um sarau mensal, com apresentações de membros da comunidade universitária, desde estudantes a técnicos-administrativos, professores e demais trabalhadores da Universidade de Brasília. O projeto realizou dois eventos presenciais, no pátio da Reitoria, no horário de almoço. E agora está em seu segundo episódio da edição online.

O próximo sarau está previsto para ocorrer no dia 28 de agosto, sexta-feira, às 16 horas. Essa é, inclusive, a nova proposta de dias e horários durante a pandemia, em formato virtual: sempre às últimas sextas-feiras de cada mês, às 16 horas, para as transmissões ao vivo das apresentações.

O público irá prestigiar no dia 28 a voz da cantora Lene Matos, ex-aluna da UnB. Também irá se surpreender com os poemas escolhidos e recitados por Alexandre Magno, técnico administrativo e ex-aluno, e por Eloisa Cunha, também servidora técnica, esta última apresentando a cena "Tem Cora em mim".

Lene Matos irá se apresentar em com canções que vão da MPB ao Jazz.

Desde suas primeiras edições, quando ainda presenciais, o projeto previa algo no sentido da realização de um momento, ao mesmo tempo artístico, cultural e de convivência entre membros da comunidade. Entretanto, devido à realidade da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, houve a necessidade de uma adaptação, tendo surgido, então, a ideia da criação de eventos virtuais pela Plataforma Teams, retransmitido pela UnBTV pelo seu Canal no Youtube. Assim, os membros da comunidade acadêmica podem não só acompanhar as programações por esses meios, mas manter seus vínculos comuns. O intuito é esse mesmo: cultivar um espaço de compartilhamento dentro do isolamento.

A primeira edição nesse novo formato ocorreu no último dia 10 de julho. A programação contou com o grupo musical Hallana e os Candangos, composto por alunos e ex-alunos da UnB. Também participou como convidada a servidora da Universidade Renes Costa, interpretando poetas consagrados da literatura brasileira. Houve, também, relatos de seis servidores que compartilharam suas percepções sobre a nova realidade do trabalho em meio à quarentena. Esse evento ocorreu às 11 horas, transmitido pelo Canal da UnB TV pelo Youtube, e foi um verdadeiro sucesso: dinâmico, interativo, com participação de servidores, estudantes, professores.

Ao longo do próximo semestre, o projeto prevê a realização de mais saraus virtuais, estando aberto ao recebimento de vídeos de até 1 minuto, enviados pelos servidores da UnB, como relatos de suas experiências de trabalho remoto e seu dia-a-dia no momento atual de pandemia. Para tanto, os interessados devem encaminhar seus vídeos para os seguintes contatos: 61 9 98157962 ou pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

De acordo com a coordenadora da CoAC/DEAC/DAC, Lorena Bicalho: “Tem sido um grande desafio manter iniciativas para não se perderem os elos mais humanos de nossa comunidade, tendo em vista esse afastamento físico, embora necessário, devido à pandemia.”

Ela reafirma o compromisso dos servidores que encampam essa função capital da Universidade, como gestora de ações culturais do Campus: “Porém, como a missão de nosso trabalho é o atendimento ao público pela promoção de encontros interpessoais, via atividades artísticas, culturais e de qualidade de vida para a comunidade, tanto interna quanto externa, não poderíamos deixar se criar e se alastrar uma lacuna tão grande. Então, tivemos que nos adaptar a novos formatos de vínculos humanos, até que a situação volte ao normal”.

Serviço:

O quê? Sarau Virtual Pontos e Encontros