Coro Italiano produz apresentações para tocar corações durante o isolamento social

Da UnB Agência

A realidade imposta pela epidemia de Covid-19 tem sido encarada com perseverança pelos integrantes do Coro Italiano da Universidade de Brasília. O grupo mantém ensaios virtuais e produz apresentações em vídeo como a Sul Mare Luccica (Santa Lucia), publicada no Youtube no último domingo (31). A canção foi entoada por 40 vozes sincronizadas ao acompanhamento do pianista Rafael Ribeiro e com a regência do maestro Felipe Ayala. Duas novas apresentações estão previstas e há convite para participação em eventos externos.

“A arte e a música trazem em si mensagens que tocam os corações e tem a capacidade confortar”, avalia o maestro, graduado em música pela UnB. “Temos o importante papel social de levar a música, a cultura e a arte às pessoas. No nosso caso, levar também um pouco da cultura italiana”, afirma ele, que informa sobre o chamado ao Coro Italiano para encontro virtual de coros a ser organizado no segundo semestre pela Universidade Federal de Goiás.

Felipe Ayala destaca os benefícios da música para a saúde física e mental. Para ele, deixar a arte de lado não é uma opção. “Não é pelo distanciamento que a gente deve parar. Tenho como lema que, aconteça o que acontecer, a música não pode parar, a arte não pode parar”, diz. “O mundo já viveu outras crises, guerras e pandemias, e a música sempre sobreviveu a isso”.

Clique aqui para assistir ao vídeo de apresentação.

ENSAIOS E SINCRONIA – O maestro diz que a experiência do Coro na atual circunstância tem sido “desafiadora”. Ele explica que a situação representou uma oportunidade de aprendizado de ferramentas tecnológicas. “Para alguns, era rara a necessidade de se conectar ou participar de videoconferências”.

O uso de plataformas na internet foi determinante para a continuidade dos trabalhos, que, na visão de Felipe, também têm impacto no bem-estar dos coristas. “Alguns participam do Coro para satisfação pessoal e o encaram como terapia. Se a gente parasse as atividades, tenho certeza que isso traria um prejuízo enorme”.

A produção de áudio e vídeo da primeira apresentação foi missão do corista Carlos Quezado, do estúdio Pro Audire. Ele foi o responsável por sincronizar as gravações, que foram feitas de forma individualizada sobre uma base comum. Fundado em 2005, Coro Italiano da UnB é um grupo amador que prima pela qualidade técnica. Conheça mais sobre as ações do Coro no perfil público do Facebook.