A Mostra de artes visuais terá abertura no dia 20 de novembro, às 19h, na BCE

Escrito por Yago Sales

No mês da Consciência Negra, estudantes de Artes Visuais promovem a I Mostra de Arte de Estudantes Negros da Universidade de Brasília. A abertura com coquetel será no dia 20 de novembro, às 19h, na Biblioteca Central (BCE/UnB), onde as pinturas, fotografias e instalações ficarão expostas até o dia 30 de novembro.

“Quando idealizamos o projeto, o objetivo sempre foi que ele fosse a longo prazo. Pouquíssimos alunos conseguem expor com uma certa frequência e os alunos negros geralmente só são chamados para expor no dia 20 de novembro, por exemplo”. Afirma Mayara, uma das organizadoras e expositoras da Mostra.

A Universidade de Brasília foi a primeira instituição federal de ensino superior do Brasil a implementar o sistema de cotas para negros. Apesar disso, atos de opressões contra negros são constantes na Universidade. Um dos casos mais recentes foi a pichação no Departamento de Artes Visuais, que ditava “morte aos pretos”.

“A ideia da Mostra surgiu logo após o caso da pichação no IdA, para mostrar que os negros estão na Universidade. E a ideia não é ocupar um espaço, porque ele já é nosso também, mas fazer com que a comunidade conheça os nossos trabalhos e nos inclua”. Declara Mayara.

O projeto contará com 10 expositores, estudantes do Instituto de Artes da UnB (UnB/IdA), sendo eles: Aya, Ana Maria Sena, Fernanda Castro, Jeffesson Silva, João Ricardo, Luiz Ferreira, Lukas Delfino, Maya, Natalia Gonçalves e Rayza Targino Rodrigues.

A Mostra é fomentada pelo Edital Arte e Cultura da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (DAC/DOCCA), que tem como o objetivo principal promover e ampliar o acesso à arte e à cultura de qualidade e gratuita nos campi da Universidade. O edital selecionou o total de 23 projetos culturais a serem desenvolvidos nos quatro campi até o final do primeiro semestre de 2019.

Na foto, da esquerda para a direita: Albert Malta, curador; Rayza Tardino, artista e Jeffesson Silva, artista.
Créditos: João Testi/@estudio_jt

Serviço:

I Mostra de Arte de Estudantes Negros da UnB

Local: Biblioteca Central da UnB (BCE/UnB)

Dias: 20 a 30 de novembro

Abertura: 20 de novembro, às 19h

Entrada Franca

Realização: Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (DAC/DOCCA).