As oficinas são ministradas por estudantes da própria Universidade e acontecem durante o 2º semestre de 2018.

 

Quando Rosânia Oliveira começou a frequentar o diretório Quilombo na Universidade de Brasília, teve o primeiro contato com a obra de Conceição Evaristo, em 2016, quando a autora veio a Brasília convidada pelo diretório, com o livro Ponciá Vicêncio. A partir daí, foi adquirindo outras obras, em feiras literárias e na livraria da UnB. Rosânia foi uma das selecionadas para ministrar oficinas pelo edital Programa de Oficinas Comunitárias, da Diretoria Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (UnB/DAC/DOCCA).

 

A oficina de literatura “Escrevivências - da inspiração à produção na perspectiva de Conceição Evaristo” começa dia 14 de setembro na Faculdade UnB Planaltina (FUP) e irá promover um espaço de diálogos e produção, culminando na confecção coletiva de cadernos literários. “Ela é uma autora muito importante, mas pouco lida entre a gente, então achei que era uma forma de torná-la lida, sobretudo entre os estudantes negros, mas também entre todos os estudantes da graduação”, explica Rosânia. A oficina é uma forma de conjugar ações que vêm acontecendo pelo Distrito Federal e Entorno, de mulheres que se reúnem para pensar cadernos literários e também suas produções a partir da literatura da Conceição Evaristo. “Eu estou com expectativas muito boas porque já conseguimos comprar a obra toda com o recurso e já fechamos a programação com as convidadas, que são pesquisadoras ou mulheres que escrevem na perspectiva de Escrevivências”, conta.

 

 

"Na foto, Rosânia Oliveira à esquerda, e Renata dos Santos, à direita, as duas são ministrantes da oficina "Literatura: escrevivências - da inspiração à produção na perspectiva de Conceição Evaristo"

 

O total de 11 oficinas comunitárias acontecerá durante o segundo semestre de 2018 nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. As atividades são gratuitas e estão com inscrições abertas, para pessoas da própria comunidade acadêmica e para o público externo à UnB, com prioridade para estudantes da assistência. As inscrições são feitas por meio de formulário online ou presencialmente e as aulas começam ainda esta semana. “A proposta é oferecer atividades continuadas ao longo do semestre nas mais diversas áreas como alternativa para outros conhecimentos e lazer”, afirma Brenda Oliveira Kelly, diretora da DOCCA.

 

 A programação recebe fomento e apoio por meio do edital POC, lançado pela DOCCA em 2017. O recurso para o financiamento dos trabalhos vem do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). São ao todo 18 bolsistas, estudantes com estudo socioeconômico junto à Diretoria de Desenvolvimento Social (UnB/DAC/DDS). “As atividades dão o protagonismo aos proponentes, valorizando o conhecimento que os estudantes já trazem, que não necessariamente tenha relação com a área de formação deles, diz Brenda. “Os oficineiros vêm com o conhecimento e a vontade de compartilhar, com o senso de comunitário, que é um investimento da comunidade nela mesma”, explica.

 

As oficinas ofertadas são Estêncil, Negro SUS, Manifestações Tradicionais: kilombismo como libertação mental e luta anticolonial, Consciência Corporal, Voguing, Percussão e Cultura Popular, Libras Básico, Fanzine, Oficina de Literatura: Escrevivências, Music Vibrations e Discutindo Questões de Gênero através da Arte. Para Brenda Oliveira Kelly, diretora da DOCCA, o edital vai trazer uma nova dinâmica para arte e cultura nos campi porque irá dar autonomia aos grupos culturais para que executem suas propostas. “O edital visa estimular o protagonismo dos estudantes e das produções”, explica.

 

Confira abaixo a programação completa e participe!

 Links para formulários das oficinas com inscrição online:

 

PRÁTICAS COLETIVAS DE CONSCIÊNCIA CORPORAL: https://goo.gl/PM8pY7

LIBRAS: https://goo.gl/forms/GjFiQRyEcoEfD5aR2

TEORIA PRÁTICA DO FANZINE: https://goo.gl/MgRW79

OFICINA DE LITERATURA: ESCREVIVÊNCIAS - DA INSPIRAÇÃO À PRODUÇÃO NA PERSPECTIVA DE CONCEIÇÃO EVARISTO: https://goo.gl/KMGwpr

MUSIC VIBRATIONS: https://goo.gl/kEJ8h2

 

Programação.pdf