PROJETO DA MEMÓRIA

Estudantes da Assistência Estudantil da UnB das várias áreas do conhecimento podem concorrer às 17 bolsas

A Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (DOCCA) divulga chamada pública simplificada para seleção de bolsistas da Assistência Estudantil para projeto de memória das diretorias DOCCA, Diretoria de Esporte e Lazer (DEL) e Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA). Serão ao todo 17 selecionados, que receberão o valor de R$ 400,00 por mês durante o período de 10 meses, com carga-horária de 15 horas semanais.

As inscrições para a seleção de bolsistas começam hoje (14/08) e vão até o dia 20 de agosto (segunda-feira). Para se inscrever, é necessário ser estudante de graduação da Universidade de Brasília e ter estudo socioeconômico junto à Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS). A inscrição deve ser feita via e-mail e o processo seletivo se dará por meio de entrevista.

O projeto tem a proposta de desenvolver e executar uma metodologia de catalogação e divulgação do acervo cenográfico, de figurinos e de artes gráficas, além disso, organizar documentos históricos e administrativos. O intuito inicial é resgatar a história das três diretorias, disponibilizando para pesquisa os materiais dos projetos artísticos e esportivos e os documentos históricos da representatividade estudantil. “A ideia do projeto vem não apenas para preservar a memória, mas como uma iniciativa de fazer com que o esporte e a arte ganhem mais força também, explica Brenda Oliveira, diretora da DOCCA. “Além de disponibilizar a memória, a gente espera contribuir para a longevidade dos projetos, para que eles ganhem nome e consistência”.

A história das três diretorias começa em 1994, quando foi criada a DEA, por um Ato da Reitoria. A ela competia planejar, coordenar, divulgar, acompanhar e avaliar programas e projetos comunitários com vista à execução de uma política artístico-cultural e esportiva na UnB.

As atuais diretorias do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) DEL e DOCCA nasceram no início de 2018 da divisão da DEA em duas. A cada uma delas passou a serem atribuídas funções específicas, de esporte e lazer para uma e de arte e cultura para a outra, estando as duas muito próximas das Organizações Comunitárias, que são as Atléticas, os Centros Acadêmicos (CAs) e o Diretório Central Estudantil (DCE).

O projeto, nomeado de PromeDEA, fará principalmente o apanhado das ações desenvolvidas nos 23 anos de atuação da DEA. Essa história será contada pelos registros em documentos e acervo e também pelas falas das seis diretoras que atuaram na sua trajetória, por representantes do movimento estudantil, por pessoas que participaram dos projetos desenvolvidos e pelos decanos que estiveram à frente do DAC.

Para esse resgate histórico, a DOCCA está em parceria com a Faculdade de Ciência da Informação, com o Arquivo Central e com a UnBTV.  “Que esse seja um projeto para estimular as unidades de toda a Universidade a procurarem suas histórias, algo de extrema importância para a instituição e por tabela para a cidade”, provoca Brenda.

Acesse o edital completo e faça sua inscrição: (link para edital)